domingo, 23 de agosto de 2009

"Falamos em rede social, mas o que significa social aí?", provoca Martín-Barbero

Jesús Martín-Barbero fala de internet e sociabilidade no Mais! (FSP) de hoje. Vai o link para quem tem senha:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2308200914.htm

... E um trechinho para aguçar a curiosidade...

[...] "quando a sociedade moderna se viu realmente configurada pelo Estado, pela burocracia do Estado, começou a sonhar novamente com a comunidade. Era uma comunidade imaginada no sentido de querer ter algo de comunidade, e não só de sociedade anônima.
Falar de comunidade para falar da nação moderna é complicado, porque se romperam todos os laços da comunidade pré-moderna. Eu diria que há aí um ponto importante, considerando que no conceito de comunidade há sempre a tentação de devolver-nos a uma certa relação não mediada, presencial. Essa é um pouco a utopia da internet."

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Lançamentos da Ashgate sobre música popular

A coleção sobre popular music studies da Ashgate tem títulos bem variados e com preços acessíveis (em pounds). Para os interessados em adquirir algum livro, usar o desconto de 20% concedido até 30 de setembro, com o código C9 BNB 20, depois de escolher os itens.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pearl Jam lançará álbum "Backspacer" simultaneamente em CD e para Rock Band

Seguindo nova a onda de lançamentos rocker e de agendamento de bandas, álbuns, retornos e atualização de catálogos de bandas e gravadoras, vem aí o novo CD do Pearl Jam, a ser lançado em setembro. Pelo que li, Guitar Hero é pras majors... ;)

Do Portal da MTV:

As bandas de rock tem buscado alternativas para o formato de distribuição tradicional, em discos, nos últimos anos, como uma forma de lidar com a pirataria e escapar das grandes gravadoras. Algumas lançam singles gratuitos na Internet, outras disponibilizam seus álbuns para download, a preços menores do que o consumidor pagaria por um CD.

O Pearl Jam decidiu fazer diferente. A banda de Seattle vai lançar, no dia 20 de setembro, o álbum "Backspacer", sem o apoio de uma grande gravadora. O disco estará disponível em formato CD nas lojas e ao mesmo tempo como conteúdo para download para os jogos Rock Band.

Não é a primeira vez que uma banda adota essa estratégia: o Metallica fez isso com o álbum "Death Magnetic", que foi lançado em CD e para Guitar Hero III e Guitar Hero: World Tour.

No caso de "Backspacer", o Pearl Jam anunciou que uma versão especial - e um pouco mais cara - do disco estará disponível nas lojas Target. Essa edição, que tem o apoio da MTV Games, inclui um código para fazer o download das faixas para Rock Band.

O novo disco do Pearl Jam,"Backspacer", tem 11 faixas. Confira:

Pearl Jam - "Gonna See My Friend"
Pearl Jam - "Got Some"
Pearl Jam - "The Fixer"
Pearl Jam - "Johnny Guitar"
Pearl Jam - "Just Breathe"
Pearl Jam - "Amongst the Waves"
Pearl Jam - "Unthought Known"
Pearl Jam - "Supersonic"
Pearl Jam - "Speed of Sound"
Pearl Jam - "Force of Nature"
Pearl Jam - "The End"

por Pablo Raphael

domingo, 2 de agosto de 2009

O mercado do heavy metal e o drible na crise da indústria fonográfica

No Vírgula, UOL
Luiz Filipe Tavares



A crise na indústria fonográfica vem sendo intensificada a cada dia, graças especialmente ao pouco interesse das pessoas em pagar para consumir música. Esse fenômeno atinge a todos os nichos de gravadoras, mas não é segredo para ninguém que esses efeitos são variados para cada sub-mercado da música.

As gravadoras de heavy metal são um bom exemplo de como a independência dos grandes meios e da cultura da coleção podem tornar esses efeitos da crise muito mais amenos e solucionáveis.

Por exemplo, a preferência pelo item colecionável, uma edição especial em disco, versões importadas e relançamentos torna o mercado do metal um dos meios mais competitivos e perenes da indústria, já que gozam de um público realmente fiel, que tem interesse em artistas e gêneros bastante específicos.

"Parece incrível, mas hoje em dia as pequenas gravadoras estão conseguindo se manter melhor do que as grandes majors. É o velho ditado: Quanto maior a árvore, maior o tombo", afirma o produtor e radialista Vitão Bonesso, diretor-geral da única rádio virtual brasileira que toca heavy metal 24 horas por dia, a Rádio Backstage.

"Posso dizer que no primeiro ano senti uma certa apatia por parte do publico em aceitar essa nova mídia. Porém, eu contei com a péssima qualidade das rádios que se dizem rock, e isso de certa forma fez a rádio Backstage crescer bastante", relata Vitão, como é conhecido há muitos anos. "Colocar uma rádio na web é relativamente fácil, o que vem depois é que é bem complicado."

"Eu acho que o envolvimento aumentou. Não só por parte dos fãs, mas de profissionais que e dedicam a esse estilo, sejam eles promotores de shows, jornalistas e gravadoras", Contrapôs o radialista ao fato de que, mesmo com os tempos difíceis para todos os investidores do meio artístico, as pessoas ligadas ao estilo tendem a manter-se no meio.


A matéria continua aqui.

Seguidores

Visitantes (a partir de 23/12/2008)