terça-feira, 27 de maio de 2008

Sugestão de Livro: Sons Novos para a Voz

Sugestão de livro para interessados em artistas que valorizam os aspectos plásticos da performance vocal.



O canto difônico, a percussão corporal, os diferentes tipos de falsete, a voz de robô, a voz ingressiva, o sanglot-chanté, gritos, sussurros, risos, gargalhadas, soluços, gemidos, o aparelho fonador como ressoador, o assobio, os estalos, o soluço, o suspiro, o chilreio, as explosões de narinas, o pigarro, a insalivação, a voz fry, o silvo taparita, tudo isso passou a ser uma possibilidade legítima de expressão musical. É nesse contexto que se encaixa Sons Novos para a Voz, mais uma importante contribuição de Jorge Antunes para a bibliografia musical em português. Um a um, o autor explica como se dá a emissão de cada novo recurso, sugerindo também formas de notações na partitura.

Em Sons Novos para a Voz Jorge Antunes estuda com profundidade toda uma série de sons capazes de serem produzidos pelo aparelho fonador, que passaram a constar das possibilidades expressivas que um compositor contemporâneo tem à sua disposição.

Rico capítulo do livro se detém no estudo histórico, técnico e estético das correntes da música intimista, da música letrista, da música infinitesimal e da música afonista.

Compositores e músicos em geral, com este livro, terão acesso a todas as minúcias técnicas de cada novo modo de execução para o aparelho fonador e para o corpo. A obra é ricamente ilustrada de exemplos musicais extraídos das composições do próprio Antunes. O capítulo final, bastante extenso, apresenta um estudo detalhado de todos os fonemas de todas as línguas do mundo, introduzindo o alfabeto da Associação Fonética Internacional, com exemplos e descrições técnicas de suas pronúncias. Coroando esse capítulo, a experimentação do autor avança na criação de fonemas novos inexistentes nas línguas faladas.

SUMÁRIO

Prefácio ... 11

Introdução ... 15

Modos de execução com o uso total,
ou de algumas partes, do aparelho fonador ... 21

Modos de execução com participação
do aparelho fonador e outras partes do corpo ... 77

Modos de execução em que se usa
um objeto externo para alteração da voz ... 91

Modos de execução com objeto excitador externo
para uso do aparelho fonador como caixa de ressonância ... 103

Modos de execução para outras partes do corpo humano ...111

Modos de execução que dispensam notação
especial, usando fontes sonoras naturais do corpo humano ...119

Modos de execução para o aparelho fonador e suas
partes, presentes nas linguagens faladas: repertório fonético ...139

Glossário ...141

Tabela bibliográfica dos exemplos ...199

Índice analítico ... 205

Fonte: http://www.festivalmusicanova.com.br/prog.html

Sistrum Edições Musicais
FAC/DF
224 páginas
61 ilustrações
Preço: R$ 30,00
sistrum@sistrum.com.br

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Idéia Bacaninha

Para quem quer ter um clipe baratinho e cheio de locações diferentes:

Stars of CCTV
Uma idéia muito boa, para uma música nem tanto: a banda britânica The Get Out Clause saiu tocando em frente às incontáveis câmeras de vigilância que transformam Londres num verdadeiro Big Brother (tem em táxis, ônibus e, é claro, em tudo que é rua, viela etc.). Depois, pediu as imagens legalmente, se valendo do Data Protection Act, e fez esse videoclipe.

fonte: Ilustrada nopop

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Pós em Música discute computação musical

Texto enviado por Marcel

Discutir novas tecnologias em computação musical é proposta de fórum na pós-graduação em Música, com participação do Grupo de Pesquisa Genos, da EMUS. O encontro está agendado para sexta-feira, 9, às 14h, na sala da pós-graduação da unidade.

A área de Computação Musical compreende pesquisa científica, tecnológica e artística nas áreas de composição algorítmica, análise/síntese de som, acústica musical, análise musical assistida por computador, processamento digital de áudio, multimídia e qualidade de serviço.

O Grupo de Pesquisa Genos da Escola de Música da UFBA é composto por uma equipe multidisciplinar de pesquisa de teoria, composição, e computação musical com as linhas de pesquisa em http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0291803FMWQ07Hhttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0291803FMWQ07H

segunda-feira, 5 de maio de 2008

EMI contrata alto executivo do Google para liderar departamento de música digital

Novidades na aérea digital da EMI Music. A gravadora acaba de anunciar a contratação de Douglas Merrill, um dos mais antigos executivos do Google, para liderar o departamento de música digital, em franca expansão.

Como presidente da área de Digital Business da EMI Music, Merrill encabeçará essa nova função global que, pela primeira vez, promoverá liderança unificada nas áreas de estratégia digital, inovação, desenvolvimento de novos negócios, abastecimento de revendas e atividades de tecnologia global.

Guy Hands, CEO da Terra Firma e chairman do EMI Group, disse: "Douglas é um agente de mudanças que alia amplo intelecto de negócios com um profundo background em estratégia. Sua experiência, talentos e sua habilidade para conduzir inovações serão de extremo valor para a EMI e seus artistas".

Merrill diz: "Eu tenho duas paixões. Uma é a criação de plataformas e ferramentas que facilitem aos consumidores o alcance de seus objetivos. A outra é a música. Este empolgante novo papel na EMI é uma oportunidade única para combinar essas duas paixões e trabalhá-las juntas, auxiliando no objetivo da EMI de prover os melhores serviços no mundo aos consumidores e músicos".

Merrill inicia suas funções na EMI em 28 de abril e trabalhará na sede da EMI Music em Los Angeles.

Seguidores

Visitantes (a partir de 23/12/2008)