sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Música eletrônica, mídia e estudos culturais

A partir do interesse dos estudos culturais em analisar a música popular produzida na década de 80, assim como as discussões em torno das cenas da época e suas manifestações, o pesquisador Claudio Manoel faz uma relação com a música eletrônica, em seu artigo Música pop, e-music, mídia e estudos culturais, abordando os meios de divulgação, circulação e consumo no início dos anos 90. O interessante é a leitura mais atual da cena de música eletrônica a partir dos temas citados, levando em consideração a influência da mídia.

Artigo completo em:

http://claudiomanoel.wordpress.com/category/estudos-culturais/

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Artigos de integrantes do grupo

Dois artigos de integrantes do grupo foram publicados na 6ª edição da revista Diálogos Possíveis, que saiu este mês: 40 anos de Estética da Recepção: pesquisas e desdobramentos nos meios de comunicação, de Jorginho Cardoso Filho, e Música e mídia: notas sobre o manguebeat no circuito massivo, escrito por mim.

Resumos dos artigos:

40 anos de Estética da Recepção: pesquisas e desdobramentos nos meios de comunicação

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma revisão das teorias e hipóteses metodológicas mais recentes e relevantes no âmbito da pesquisa em recepção, sobretudo daquelas que enxergam a possibilidade de identificar esta ação a partir do próprio texto. Concentramos nossa atenção nos desenvolvimentos do movimento conhecido como Estética da Recepção e construídos ou aplicados no estudo dos meios e produtos da comunicação.
Palavras-chave: Estética da Recepção; Metodologia; Meios e produtos
da comunicação.


Música e mídia: notas sobre o manguebeat no circuito massivo

O artigo discute a relação entre música popular e mídias massivas ao longo do século XX. Aborda os modos de produção, circulação e consumo de música no Brasil, com foco em aspectos como tecnologias de gravação e reprodução, transição entre discos de vinil e CD, boom das gravadoras
independentes, o impacto da MTV no Brasil, entre outros. Toma como exemplo a emergência dos grupos pernambucanos Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A no cenário midiático.
Palavras-chave: música popular massiva; indústria fonográfica; cultura midiática; Chico Science & Nação Zumbi; Mundo Livre S/A.

sábado, 6 de setembro de 2008

Curso sobre Gêneros musicais e construção de valor

As estratégias de classificação e valoração empregadas em alguns dos gêneros da música brasileira serão abordadas no curso de extensão "Gêneros musicais e construção de valor", que será ministrado pelo pesquisador Felipe Trotta, na Faculdade de Comunicação da Ufba, de 24 a 26 de setembro.

A proposta é identificar e discutir os elementos classificatórios aplicados às práticas musicais desde o início da indústria fonográfica até os dias atuais. Os gêneros serão tratados com destaque para o debate em torno de sua dupla função: de organização do consumo e de legitimação estética.

Felipe Trotta é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisa principalmente temas ligados à inserção da música na sociedade, interpretando as relações entre estética e mercado, indústria e experiência cultural, seja através das práticas da música popular ou pelo crescente segmento da sonorização de mídias digitais. Atua também como instrumentista, arranjador e compositor de trilhas para dança, teatro e cinema.

As inscrições para o curso, promovido pelo grupo de pesquisa Mídia & Música Popular Massiva e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba, estarão abertas de 10 a 24 de setembro, na FAPEX, que fica em frente à Faculdade de Arquitetura. As vagas são limitadas.

Seguidores

Visitantes (a partir de 23/12/2008)