As estratégias de classificação e valoração empregadas em alguns dos gêneros da música brasileira serão abordadas no curso de extensão "Gêneros musicais e construção de valor", que será ministrado pelo pesquisador Felipe Trotta, na Faculdade de Comunicação da Ufba, de 24 a 26 de setembro.
A proposta é identificar e discutir os elementos classificatórios aplicados às práticas musicais desde o início da indústria fonográfica até os dias atuais. Os gêneros serão tratados com destaque para o debate em torno de sua dupla função: de organização do consumo e de legitimação estética.
Felipe Trotta é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisa principalmente temas ligados à inserção da música na sociedade, interpretando as relações entre estética e mercado, indústria e experiência cultural, seja através das práticas da música popular ou pelo crescente segmento da sonorização de mídias digitais. Atua também como instrumentista, arranjador e compositor de trilhas para dança, teatro e cinema.
As inscrições para o curso, promovido pelo grupo de pesquisa Mídia & Música Popular Massiva e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba, estarão abertas de 10 a 24 de setembro, na FAPEX, que fica em frente à Faculdade de Arquitetura. As vagas são limitadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário